Lula Cardoso Ayres

Rainha do Maracatu. Nanquim, guache e grafite sobre papel, 1930.
Rei do Maracatu. Nanquim, guache e grafite sobre papel, 1930.
Boneca do Maracatu. Nanquim, guache e grafite sobre papel, 1930.
Tirador de loas e gonguê. Nanquim, guache e grafite sobre papel, 1930.

Lula Cardoso Ayres nasceu em Recife no dia 26 de setembro de 1910. Foi pintor, cenógrafo, fotógrafo, desenhista, muralista, ilustrador e professor no decorrer de quase 78 anos de vida. Na adolescência, com 12 anos de idade, começou a estudar desenho e pintura, e posteriormente, ainda na década de 20, viaja a Paris onde inicia sua relação com a Art Déco e a Arte Moderna, cujas referências são Amédée Ozenfant e Le Corbusier. Quando retorna ao Brasil, em 1930, o artista ingressa como ouvinte na Escola Nacional de Belas Artes, a ENBA, assiste às aulas de modelo vivo e “faz cenografias para comédias e peças teatrais” (Itaú Cultural, 2007). Reside em 1933 na cidade do Recife e quatro anos depois se muda para a usina do pai.

Em 1934 participa de um dos eventos que o marcaria enquanto artista e influenciou sua obra: a “exposição de pintura do Congresso Afro Brasileiro, realizado no Recife (…), organizado por Gilberto Freyre e Ulysses Pernambucano, ficando, desde então, muito ligado ao mestre de Apipucos. É desse período que percorre o interior de Pernambuco estudando as festas populares até 1944 imerso na pesquisa sobre a cultura popular do estado, fotografando e pintando os personagens típicos da região.

Expõe pela primeira vez na capital pernambucana na década de 1940. Um dos maiores representantes da cultura popular brasileira, Lula, possui atualmente obras espalhadas por acervos de alguns museus e coleções particulares na Europa, América do Norte e América do sul. O MAMAM tem sete obras do artista.

Lula Cardoso Ayres faleceu em 29 de junho no ano de 1987 na cidade do Recife.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s