Aloisio Magalhães

Menino na escada. Cartema, 1979.

Pátio com colunas. Cartema, 1979.

Aloísio Magalhães nasceu em Pernambuco em 1927, formou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, e lá se envolveu com Artes, primeiramente no Teatro de Estudante de Pernambuco, depois no departamento de Teatro de Bonecos. Seu interesse pelo desenho e pintura o levou para as Artes Gráficas. Fundou o Gráfico Amador, no Recife, com Gastão de Holanda, Orlando da Costa Ferreira e José Laurenio de Melo, em 1954, ofício que aprendeu em Paris com uma Bolsa de Estudos do governo francês, através da qual freqüentou o Atelier 17 do gravador S. W. Hayter e aulas de Museologia da Escola do Louvre.

Dedicou-se intensamente à comunicação visual e manteve, a partir de 1960, no Rio de Janeiro, um dos maiores escritórios de artes visuais o país.

Coordenou o grupo de trabalho Banco Central/Casa da Moeda para elaboração do novo padrão monetário em 1976 e presta a partir daí, assessoria permanente junto à Casa da Moeda para produção do novo padrão monetário brasileiro. Por conseqüência, foi na Holanda durante a impressão das cédulas de cruzeiro, e observando os padrões formados pela justaposição das cédulas, surgiu a idéia dos Cartemas, trabalho depois desenvolvido para o mural da AT&T em Nova York.

O neologismo Cartema foi criado pelo filólogo Antônio Houaiss para designar o trabalho gráfico de Aloísio Magalhães. Usando a técnica de colagem de uma mesma imagem de cartões-postais, fixados lado a lado em posições diferentes, dão ao conjunto uma nova unidade visual, face à continuidade das imagens montadas repetidamente em módulos simétricos.

3 comentários sobre “Aloisio Magalhães

  1. Hoton Ventura disse:

    Acho fantástico este trabalho do Aloísio Magalhães. Em sua homenagem e ao dia nacional do design irei dar uma aula de artes tratando dos cartemas. Só gostaria de saber o tamanho das obras e onde elas podem ser vistas.

    • Helena Conserva disse:

      Não esqueça de dizer que ele é parente de Agamenon Magalhães e que ambos
      são de Serra Talhada PE
      Grata
      Helena Conserva
      professora e Jornalista (em Serra Talhada)
      (87) 3831 2061
      (87) 9924 3955

  2. Helena Conserva disse:

    Eu gostaria que fosse acrescentado a informação que Aloísio Magalhães nasceu no municipio de Serra Talahada no estado de Pernambuco
    Grata
    Helena Conserva
    professora e Jornalista (em Serra Talhada)
    (87) 3831 2061
    (87) 9924 3955
    hconserva@hotmail.com

Deixe um comentário