Anthony McCall é conhecido por seus solid light films (filmes de luz sólida), uma série de instalações que teve início em 1973, com Line Describing a Cone.
Nascido no Reino Unido em 1946 e morando em Nova York desde 1973, Anthony McCall é pioneiro no uso da luz como médium, Tanto esculturalmente como temporalmente. Ele começou a sua carreira em Londres onde inspirado pelos cineastas estruturalistas desenvolveu seus primeiros trabalhos confrontando a narrativa convencional do cinema, com uma das condições de um filme: a luz projetada.
« Line Describing a Cone é o primeiro filme a existir no espaço real, tridimensional. Esse filme existe apenas no presente: o momento da projeção. Neste filme, cada posição do espectador dá origem a um aspecto diferente. Assim, o espectador tem um papel participativo na apreensão do evento: ele pode, aliás precisa, se deslocar em relação à forma luminosa que surge lentamente. »
De Anthony McCall, além de, Line Describing a Cone 2.0, a nova versão digital de um filme feito em 1973 em 16mm e que foi mostrada na Tate Gallery em 2010; serão mostradasEarthwork (1972), Landscape for Fire (1972) e Landscapes for White Squares (1972). As 2 Landscapes são performances de durações extendidas que se relacionam com o seu projeto Ambient Light de transformação do espaço com a luz.
Esta exposição foi realizada no Recife em Maio e Junho 2011 na B³, que apoia projetos de criação de obras de arte interativas ou transmidiáticas, e que a reatualizará para o Spa das Artes. Durante a exposição será publicada uma entrevista inédita com o artista realizada por B³.
Anthony McCall, nos últimos anos, fez exposições individuais na Galeria Sean Kelly em Nova York; na Galeria Serpentine, em Londres; no Centro Pompidou, em Paris; na Galeria Thomas Zander, em Colônia; e na Galeria Martine Aboucaya, em Paris, na Luciana Britto em São Paulo. Também esteve representado em exposições como: Into the Light: the Projected Image in American Art, 1964-77, no Museu Whitney, em Nova York, 2000-2001; Projections: Beyond Cinematic Space, no Hamburger Bahnhof, Berlim, 2006-2007; e The Cinema Effect: Illusion, Reality and the Projected Image, no Museu Hirshhorn, Washington DC, Estados Unidos, 2008, Off The wall Museu Serralves 2011.