ARTE PARA TODOS: histórico do projeto

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, vem realizando, ao longo dos anos, parcerias de diversas naturezas com o IASC. Estas parcerias, à medida que foram avaliadas ganharam novas formatações.

Inicialmente, em 2007, o projeto de parceria previa uma formação – para os educadores do IASC-, realizada no espaço do MAMAM e pelos educadores do museu. Este projeto visava atualizar os educadores do IASC em relação à produção de artes visuais contemporânea.

Em 2009 o MAMAM passou a oferecer mediações das exposições aos usuários do Espaço Travessia Bairro do Recife, ampliando à parceria aos usuários do Espaço. As visitas eram previamente agendadas pela gerente do Bairro, Aurea Lima.

Em janeiro de 2010 foi montada uma exposição sobre Vicente do Rego Monteiro, homenageado do carnaval recifense do mesmo ano. Essa mostra, foi montada exclusivamente para o IASC, que estava apresentando e discutindo o artista para os seus usuários.

Na mesma época Rebeka Monita, até o momento estagiária do MAMAM, tornou-se educadora social do IASC, lotada no Bairro do Recife. A partir daí, a parceria tomou novos contornos, e, com o apoio de toda a equipe do ­Bairro do Recife a parceria entre  esses dois importantes equipamentos da Prefeitura do Recife, tornou-se mais sistemática e os educadores do Museu passaram a desenvolver quinzenalmente atividades na unidade do IASC. Além disso, quinzenalmente, os usuários daquele espaço visitavam o MAMAM.

Em 2011 organizou-se um semestre de aulas para os usuários do Bairro do Recife, focadas no desenvolvimento do desenho. Ao longo dos encontros, percebeu-se uma maior disposição e interesse dos usuários no desenvolvimento das atividades artísticas propostas no projeto, bem como, em outros momentos — resultados já alcançados e que incitaram a educadora Rebeka Monita à elaboração do projeto Arte para Todos.

O projeto Arte para Todos tem objetivo de ampliar, sistematizar e ressignificar essa parceria, visando uma maior inclusão dos usuários e educadores do IASC à rede cultural, para promover o exercício da cidadania. Como também ampliar esse trabalho entre essas relevantes Instituições da cidade do Recife, afim de que se tornem referência na cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s