Exposição das crianças do IASC – Dezembro 2011

Segue o registro da última etapa do projeto Arte Para Todos em 2011 – a exposição dos trabalhos das crianças realizados ao longo do ano passado no Mamam.

Abaixo segue um texto redigido pela educadora social do IASC Rebeka Monita, que é também coordenadora do projeto no museu.

A.M.O.R. Deverá ser bem clichê esse texto que inicio, mas no momento não consigo perceber de outra forma as forças usadas para a execução do Projeto Arte para Todos e especialmente para seu último evento de 2011: a exposição, no MAMAM, das atividades dos usuários das três unidades de fixação do IASC.

Tentarei mudar o tom.

No dia 16.12.11 o MAMAM expôs nos seus principais salões os trabalhos dos pequenos artistas participantes do Projeto Arte Para Todos. As obras foram expostas entre os trabalhos do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, que permanecerá no museu até fevereiro.

Para a realização do evento a equipe diretamente envolvida praticou algumas das teorias usadas ao longo da universidade: uso da linguagem humanista, busca pela interação social, educação libertadora, autoconfiança. E outras não tão usadas pelos acadêmicos de plantão, ou pelo menos, não usadas escancaradamente: choro, desespero, histeria… surdez proposital aguda e às vezes fuga. Porém, todos esses ingredientes foram misturados a uma massa principal: a massa do amor.

 Ops! Isso não é uma receita, nem muito menos a propaganda de um pó estranhíssimo que usamos para enganar nossos olhos e nosso paladar na hora da degustação. Mas, continuemos!

Também não queremos aqui enfatizar, já enfatizando, o amor das educadoras: Karla, Uana, Rebeka, Thayse, Juliana, Raíssa; de Rafael, Gerente de Formação do IASC, e dos educadores Bruno e Jaqueline também (que nos enviaram energias positivas). Mas, destacar a importância do amor dos participantes do evento (crianças e adolescentes, gestores, técnicos e educadores sociais do IASC), nos quais sem a presença e o amor deles o evento não teria se concretizado. O amor que falo veio na disponibilidade em participar, mostrou-se nos sorrisos, nos abraços, nas caminhadas pelos espaços expositivos do MAMAM, na resistência (resistir também é um ato de amor), nas mãozinhas na massa que foram colocadas naquele momento pelos adultos presentes. Houve quem fotografasse, houve quem coordenasse brincadeiras, teve também gente preparando os lanches. Mas, o show foi das crianças e para as crianças.

Parabéns a todas as crianças envolvidas direta ou indiretamente no Projeto Arte para  Todos!

Anúncios

Um comentário sobre “Exposição das crianças do IASC – Dezembro 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s