Ciclo de palestras ARTE SEXO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

CARTAZ SIMPÓSIO Fábio Baroli no MAMAM - Mostra o teu que eu mostro o meu

ENCONTROS DO SEXO COM A ARTE EM DEBATE NO RECIFE

Ciclo de palestras e debates “Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira” acontece de 15 a 17 de maio no MAMAM sob coordenação de Aslan Cabral

Desde a pré-história, os seres humanos procuravam expressar sua sexualidade em forma de arte como forma de celebrar a fertilidade. Reproduções da vida íntima foram criadas, recriadas e exibidas ao longo dos séculos. Marquês de Sade, Picasso e Helmut Newton são só alguns nomes que procuraram em suas obras incluir uma exaltação do erótico e sexual.

No simpósio “Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira”, idealizado pelo artista plástico Aslan Cabral e contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/ Petrobras, o público do Recife terá uma oportunidade única para debater questões sobre o erotismo na arte sem tabus. Presentes nestes dias estarão artistas, cineastas, pesquisadores e profissionais do sexo.

O projeto, que consiste em um ciclo de palestras e debates, ocorre entre os dias 15 e 17 de maio no Museu de Arte Contemporânea do Recife – MAMAM. O evento é aberto ao público mas será sujeito ao limite de 200 vagas, sendo 100 ocupadas pelos que realizarem pré-inscrições no blog do evento, 30 por convidados e as demais por ordem de chegada. Parte do conteúdo apresentado no simpósio será disponibilizado no site do evento onde também estão presentes informações sobre os palestrantes, horário e pré-inscrições.

Programação – A primeira noite do projeto “Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira” (15/5) será realizada com a exibição da obra Destricted.Br, dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Márcia Fortes , além de um debate com os cineastas Claudio Assis , Tuca Siqueira e Lula Buarque de Hollanda sobre os atravessamentos da história do cinema, o sexo e a história da arte ocidental.

“Destricted.br” (2010, 120 min) é a versão brasileira do conceito concebido pelo curador inglês Neville Wakefield e produzido no Brasil por Lula Buarque de Holanda, Márcia Fortes e Alessandra d’Aloia. O projeto partiu de um convite a diversos artistas e cineastas para criarem filmes de natureza erótica. Para essa versão brasileira foram convidados Adriana Varejão, Dora Longo Bahia, Karim Ainouz, Julião Sarmento e Janaina Tschäpe, entre outros. São nove filmes ao todo, onde universos como trens em movimento, cachoeiras, cozinhas industriais, e praias cariocas servem de pano de fundo para distintas narrativas.

No dia 16/5, segunda noite do simpósio, o curador Moacir do Anjos aborda fatores ligados aos submundos latentes na obra da fotografa norte americana Nan Goldin. Logo em seguida, a Mestre em Ciências da Computação Janine Seus, que trabalha como prostituta no ambiente virtual do Second Life e a psicóloga Marina Pinheiro trazem um apanhado sobre o sexo digital e os fetiches das novas gerações, abordando as possibilidades atingidas pelo desejo sexual vivenciado em interfaces e avatares possíveis apenas pela internet.

No último dia de evento (17/5), o simpósio traz Nanci Feijó (Presidenta do Sindicato das Prostitutas de Pernambuco), Fernando Fontanella (Doutorando em Comunicação pela UFPE) e Joana Gatis (Estilista) para analisarem a expressão e autonomia sexual ligadas aos profissionais do sexo. Em paralelo, discorrem sobre o meio de produção musical relacionado a abordagem estética-social do Tecnobrega a leituras possíveis do vestuário dos grupos e seus fãs, trazendo para o debate temas como exploração comercial e imagética do corpo como objeto sexual.

CICLO DE PALESTRAS E DEBATES “ARTE SEXO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA”
Datas: 15, 16 e 17 de maio de 2013 – A partir das 19h
Local: MAMAM – Rua da Aurora, 265 – Boa Vista – Recife / PE
Acesso : Gratuito

PROGRAMAÇÃO:
Dia 15 de maio:
Exibição do projeto Districted.Br e bate papo com Claudio Assis , Lula Buarque de Hollanda e Tuca Siqueira
Dia 16 de maio:
Moacir dos Anjos analisa as obras de Nan Goldin e debate com Janine Seus e Marina Pinheiro
Dia 17 de maio:
Debate com Nanci Feijó, Fernando Fontanella e Joana Gatis

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES : HYPERLINK http://artesexosociedade.blogspot.com.br/

Anúncios

Um comentário sobre “Ciclo de palestras ARTE SEXO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

  1. CARMELO JOSE CHAGAS RIBEIRO disse:

    SOLICITO INSCRIÇÃO NO CICLO DE PALESTRAS E DEBATE- ARTE,SEXO E,SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA.
    CARMELO JOSE CHAGAS RIBEIRO
    PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
    TELEFONE: (81)34242908
    (81)94077442
    O OBJETIVO PRINCIPAL PARA O APRIMORAMENTO NESSE CICLO DE PALESTRAS É O TEMA
    RELACIONADO AOS DIREITOS HUMANOS E APROFUNDAR À RELAÇÂO DA ARTE COM OUTROS TEMAS. AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE EM PARTICIPAR DE UM EVENTO TÃO
    IMPORTANTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s