AMANHÃ: abertura das exposições “INIMIGOS” e “MODERNA PARA SEMPRE”

convites

Abre amanhã (18), às 19:30, as exposições InimigosModerna para Sempre: fotografia modernista brasileira na coleção Itaú Cultural.

Auto-retrato matando Armadinejad

Imagem: Auto-retrato matando Ahmadinejad, Gil Vicente

No salão térreo será exibida a mostra Inimigos do artista Gil Vicente. O Mamam foi vencedor do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/Funarte 2014 para acervos públicos do Brasil. O incentivo contemplou a série Inimigos, composta por 10 desenhos em carvão sobre papel. Antes de ser premiada, a série foi exibida em Recife, Natal, Campina Grande, Porto Alegre e na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010. A visitação da exposição ficará em exposição até 16 de fevereiro de 2016.

11822938_952771708112353_7856258025316413269_o (1)Foto: Homem guarda-chuva, German Lorca

No primeiro e segundo andares do Mamam, será inaugurada também no dia 18 de agosto a exposição Moderna para Sempre: Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural. Depois de passar por dez cidades, incluindo Lima, Cidade do México e Assunção, a mostra itinerante “Moderna para Sempre” chega a Recife com a aquisição de seis obras inéditas. Com curadoria de Iatã Cannabrava e projeto expográfico do arquiteto Frederico Teixeira, a exposição conta com a coleção completa de fotografia modernista da Coleção Itaú Cultural – 130 fotografias.

São obras que remetem ao movimento modernista das décadas de 1940 a 1970, de nomes como José Yalenti, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Giró, Thomaz Farkas, German Lorca, Ademar Manarini e Paulo Pires, pensadas para dar visibilidade à vertente fotográfica da coleção, que soma hoje aproximadamente 12 mil itens.

bdb0_iataa-cannabrava-2

Foto: Laura Wrona

No dia 18 de agosto, Iatã Canabrava, curador da exposição, conversa com Moacir dos Anjos (curador da Fundação Joaquim Nabuco) sobre o período e os caminhos da fotografia até os dias de hoje, no auditório do Mamam, localizado no térreo do museu (entrada pela Rua da União, 88).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s