O artista plástico pernambucano Marcelo Silveira e a professora e pesquisadora Cristina Huggins assinam novo projeto em parceria: a instalação 1 Dedo de Prosa, que entrará em exposição no salão térreo do Museu da Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), no Centro do Recife, a partir do próximo dia 10 de março.
A obra é um mobiliário, formado por uma mesa e quatro bancos, que antes de ser exposto no museu foi levado para calçadas e praças de seis bairros de diferentes classes sociais do Recife, provocando reações diversas nos moradores e transeuntes. Toda a interação foi gravada em vídeo e áudio, que serão projetados durante a mostra.
A instalação recebeu incentivo do Funcultura e retrata temas atuais do cotidiano dos grandes centros urbanos, como mobilidade, individualismo e segregação social. Permanecerá em destaque no MAMAM até o dia 10 de abril.
MEMÓRIA DESCRITIVA DA INSTALAÇÃO: Mesa de madeira, com dimensões 60x70x70, sob a qual serão postos quatro bancos, sem espaldar, medindo 35×35. Sob os bancos será colocada uma grade, também de madeira, que servirá para guardar os elementos motivadores da cena, como jarro de planta, dominó, baralho, e o livro Imagens do Recife: ruas, de Josivan Rodrigues. O desenho do mobiliário foi concebido, por um lado para retratar os móveis comumente utilizados pela população e, por outro, para reduzir custos e facilitar o transporte da peça.
SERVIÇO:
1 Dedo de Prosa, de Cristina Huggins e Marcelo Silveira
Abertura: 10 de março, às 19h
Local: MAMAM – Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife
Visitação: 10 de março a 10 de abril (terça à sexta, das 12h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 17h)