NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) em resposta a um ato de injúria racial ocorrido em suas dependências no dia 19 de janeiro de 2017, sofrido por uma de nossas visitantes – Lilian Araujo – praticado por outro visitante ainda não identificado, vem a público repudiar veementemente qualquer ato de preconceito seja ele racial, de gênero, gordofóbico, classe, religião ou qualquer outro tipo de violência física ou verbal.

O racismo é crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão conforme a Lei nº 7.716/89, e deve ser firmemente combatido, declarações que incitam o ódio racial não podem e não serão toleradas em nosso espaço.

O MAMAM se solidariza com Lilian, pessoalmente, e com todos que têm sofrido algum tipo de constrangimento e discriminação, e reafirma o compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, bem como com todos os grupos sociais historicamente discriminados em nosso país.

Reafirmamos que em nosso Plano Diretor temos como valores do Museu, entre outras coisas:

  1. “Ser um Museu democrático, estar aberto não só a um público especializado, mas também a todos que aqui chegam.
  2. Ampliar o público atual, garantindo inserção de uma camada maior da sociedade.
  3. Ter em sua equipe e em seu leque de visitantes, representantes de todos os grupos sociais.
  4. Ser uma referência na escuta dos anseios da sociedade, no quesito cultura, artes visuais e seus desdobramentos.”

No momento do ocorrido, nossa equipe acolheu Lilian e ouviu seu relato, assumindo o compromisso de trazermos a público nosso repúdio e promovermos – como espaço de arte e de educação promotor de reflexões diversas – ações de reflexão sobre o racismo e toda e qualquer forma de discriminação, abrindo espaço para que se prevaleça o lugar de discussões democráticas e respeitosas, de modo que possamos dizimar qualquer resquício desse crime entre nós.

Caso haja uma formalização da denúncia, por parte da vítima, o MAMAM se coloca à inteira disposição da justiça para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, e que de alguma forma possam identificar o agressor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s