Programação Mamam

(Foto: Sol Pulquério/PCR)

PROGRAMAÇÃO
DE 14 A 19 DE FEVEREIRO DE 2017 NO MAMAM

Exposições individuais simultâneas

unnamed-20-752x490
(Foto: Bruno Faria)

Salão térreo: Onde Estão Minhas Obras?
BRUNO FARIA
curadoria de Clarissa Diniz

Onde Estão as Minhas Obras do artista Bruno Faria – com curadoria da curadora e da crítica de arte Clarissa Diniz – parte de um olhar sobre a história e memória da própria instituição. Antes de ser Museu, o Mamam, era uma galeria de arte: primeiramente Galeria Metropolitana de Arte do Recife, depois Galeria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães, até sua configuração atual.
A exposição, parte de um acontecimento presenciado pelo próprio artista, em 1999, quando na abertura da individual do artista Arthur Ohmar, as obras deste não chegaram a tempo da abertura da mostra, perdendo-se no trajeto Rio de Janeiro/Recife, por um erro da transportadora que terceirizou para uma outra empresa o transporte das obras em um caminhão de transportes de galinhas. Durante a abertura, Arthur Ohmar revoltado causou uma grande euforia pixando as paredes do Museu.
Para a exposição, Bruno Faria retoma esse fato apresentando uma instalação desenvolvida especialmente para a mostra, que ocupará todo o salão térreo do Mamam.

16707503_10210555703066506_7096365643855121031_o
(Foto: Marcio Almeida)

1º e 2º andares: Sala de Jogar e Outros Campos Minados
MARCIO ALMEIDA

A exposição individual Sala de Jogar e Outros Campos Minados, esse ano, comemora 30 anos de trabalho do artista Márcio Almeida e é um recorte dos últimos anos de sua produção artística.
Os trabalhos foram desenvolvidos em variados suportes: desenhos, objetos, fotografias, vídeos, instalações, inclusive algumas também destinadas a intervenções urbanas, seu olhar e interesse concentram-se em temas do comportamento humano ligados à noção de deslocamento, transitoriedade e pertencimento, naturais da condição humana. Direciona seu foco, também, para questões de geopolítica e de ocupação do espaço urbano.
A partir de 2003, vem desenvolvendo pesquisa, a que chamou “deslocamentos compulsórios”. Define-os como situações nas quais os indivíduos são levados a deixarem os locais onde vivem por força de agente externos, sejam eventos climáticos, políticas habitacionais, asilos políticos, conflitos afetivos entre outros. A mesma base conceitual desenvolvida na produção dos objetos, esculturas e instalações, aplica-se aos desenhos. A articulação dos materiais, por vezes pouco convencionais, e o próprio fazer artístico deixam transparecer, também aqui, a noção de hibridismo. Rompem-se limites, na medida em que a matéria dos trabalhos transcende o uso que dela se faz comumente, transformando-a em obra de arte, proporcionando, assim, experiências estéticas.

SERVIÇO:
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam)
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife/PE CEP: 50050 000
Exposição Sala de Jogar e Outros Campos Minados de Márcio Almeida, 1º e 2º andares
Exposição Onde Estão as Minhas Obras de Bruno Faria, salão térreo
Duração: 20 de janeiro a 5 de março de 2017
Horário de visitação: segunda a sexta, das 12h às 18h, sábados e domingos, das 13h às 17h
ENTRADA GRATUITA
AGENDAMENTOS: as visitas educativas são gratuitas. Agendamento de grupos e escolas pode ser feito através do (81) 3355.6871 ou pelo e-mail educativo@mamam.art.br.

Cursos e Oficinas (abertas para inscrição)

Oficina de lambe-lambe com Bozó Bacamarte

15970326_10207786979543802_1466200951_n

A oficina de lambe-lambe, com Bozó Bacamarte, foi adiada para os dias 3, 4 e 5 de março! Para saber mais informações e realizar sua inscrição acesse nosso blog: https://goo.gl/jQaZvz!

Verão no MAMAM
Oficina Laboratório de Criação
com Bruno Faria, Douglas de Freitas, e Marilá Dardot (convidada especial)

O programa tem como objetivo a discussão e orientação direcionada a produção artística na Cidade do Recife. Durante os encontros os participantes apresentarão seus trabalhos em forma de seminários, onde serão discutidos em grupo suas produções. Ao final cada participante terá que elaborar um novo trabalho que será apresentado em uma exposição coletiva, organizada pelo grupo, onde cada etapa da mostra será tomada como ponto de reflexão, desde a montagem até o texto, passando por todos os demais itens que compõem uma mostra.

Público alvo: Artistas, estudantes de Artes e fotógrafos que desenvolvam um trabalho autoral

Dias: 21 e 22 de fevereiro e 02 e 03 de março
Horário:13h às 17h
Local: MAMAM – Rua da União 88
Informações e inscrições: educativo@mamam.art.br
Investimento: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
Ementa: CLIQUE AQUI.
Ficha de inscrição: CLIQUE AQUI.
Telefone: 3355-6871

IMPORTANTE: para efetivar a inscrição na oficina é preciso, após a efetuação do pagamento (que deverá ser feito por transferência ou depósito na conta do artista – Banco do Brasil Ag.1245-9 CC 17790-3), enviar o comprovante da transação bancária junto com o formulário de inscrição preenchido para o seguinte e-mail: educativo@mamam.art.br

Bruno Faria Recife – PE, vive e trabalha entre Recife e São Paulo. Mestre em poéticas visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, desenvolve trabalhos em diferentes mídias como desenho, escultura, instalação, intervenção e publicação.

Douglas de Freitas São Paulo – SP, é bacharel em Artes Plásticas. Desde 2008 trabalha como curador de artes visuais do Museu da Cidade de São Paulo, sendo responsável pelo projeto da Capela do Morumbi. Suas últimas curadorias são retrospectivas “Guerra do Tempo” de Marilá Dardot e “Arte à mão armada” de Carmela Gross na Chácara Lane.

Marilá Dardot Belo Horizonte – MG, vive e trabalha entre São Paulo e Lisboa. Mestre em Linguagens Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ. Desenvolve trabalhos com instalação, fotografia, publicação, vídeo, entre outros.

Eventos

Anteninha Paraurora

anteninha_carnaval-01-1

No dia 18 de fevereiro, a partir das 14h, o Educativo Mamam promoverá seu primeiro Bailinho de Carnaval em mais uma edição do Anteninha Paraurora.

Serão ofertadas brincadeiras e oficinas para seu filho se divertir e nesse carnaval:

– “Faça seu próprio glitter”;
– “Composição de mascaras de carnaval”;
– “Aulinha de frevo”.

Inscrições e informações: educativo@mamam.art.br ou pelo (81) 3355-6871

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s