MAMAM REALIZA EXPOSIÇÃO COM UM RECORTE FEMINISTA DO ACERVO

A iniciativa faz parte do projeto Das coisas políticas e da política das coisas que para além da exposição ainda promove outras ações como grupo de estudos, cursos online e debates.

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre as diversas faces da relação arte e política, o projeto Das coisas políticas e as políticas das coisas promoverá uma exposição em todos os salões do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam (Recife). A mostra está prevista para o segundo semestre de 2021 e conta com obras de setenta e uma artistas mulheres do acervo do Museu. Além disso, a iniciativa conta com um grupo de estudos curatoriais, coordenado pela crítica de arte Ana Luisa Lima com cursos online gratuitos, uma série de debates online, e uma publicação impressa sobre o processo e a aquisição de duas obras, das artistas Ana Lira e Milena Travassos, para o acervo do Mamam. A programação de lives e cursos acontece entre os meses de março e julho, e pode ser acompanhada através do Instagram do museu @mamamrecife do projeto @dascoisaspoliticas.

O projeto Das coisas políticas e as políticas das coisas, surgiu a partir de uma pesquisa que busca tecer diálogos entre o acervo do museu e as demandas sócio-políticas contemporâneas. Dessa forma, questões como representatividade, gênero e lugar de fala são alguns dos pontos levantados pelas ações da iniciativa e pelo grupo de estudos curatoriais do projeto, que é formado por 13 pesquisadores que se encontram desde setembro de 2020 e que também compõem a equipe curatorial e editorial do catálogo da mostra. O projeto, incentivado pelo Funcultura – PE 2018-2019, enxerga na arte um lugar possível de estabelecer conversas críticas com as diversas culturas e com a sociedade, e em seu catálogo impresso tem a intenção de acentuar e refletir sobre as perguntas necessárias sobre as ausências de artistas e suas representatividades de gênero, classe social, etnia e racialidade na construção de acervo do Museu.

A programação, ainda em construção, conta até agora com as seguintes ações que tem data definida:

LIVE Conversa “Das coisas políticas e a política das coisas”

Participantes: Ana Luísa Lima e Mabel Medeiros

Data: 24 de março às 19h, através do Instagram do Mamam

MINICURSO “Das coisas políticas” 

Facilitadora: Ana Luísa Lima

Data: 7, 14, 21, 28 de abril, através do Google Meet

Carga horária: 16h

Vagas: 30 

Inscrições: link será disponibilizado na bio do Mamam

MINICURSO “Outro museu só pode existir depois que este acabar (museus, monumentos e miradas decoloniais)” 

Facilitador: Bruno Oliveira

Data: 7, 14, 21, 28 de julho, através do Google Meet

Carga horária: 12h

Vagas: 30

Inscrições: link disponível na bio do Mamam

Para outras informações: comunicamamam@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s