Acessibilidade

O projeto Acessibilidade Mamam lança vídeo e site acessíveis em seu evento de encerramento

O projeto Acessibilidade ao Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) promove, nesta terça-feira, dia 22, o lançamento do vídeo Museu Acessível e do site Acessibilidade MAMAM no evento de encerramento de suas atividades, às 17 horas, no auditório do Museu.

Com o patrocínio da Caixa – Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o Acessibilidade MAMAM possibilita a integração de pessoas com deficiência com as obras de arte, na perspectiva de aproximar este público de um rico legado patrimonial. “O projeto Acessibilidade MAMAM é a primeira etapa para novos empreendimentos acessíveis a serem realizados no Museu. Novas ações estão sendo pensadas para promover cada vez mais o estreitamento da relação do público com deficiência e as obras de arte do MAMAM”, afirma Clarisse Fraga, coordenadora executiva do projeto e sócia do Bureau de Cultura, empresa realizadora do projeto.

Compartilhar instrumentos de acessibilidade comunicacional para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao acervo do museu é o objetivo do projeto. Para tanto, foram áudio-descritas quase 100 obras do acervo, incluindo as de artistas como Abelardo da Hora, Gilvan Samico, Vicente Monteiro e Ladjane Bandeira; foram realizados o vídeo Museu Acessível, com interpretação em LIBRAS e conteúdo áudio-descrito, e o site Acessibilidade MAMAM (www.acessibilidademamam.art.br).

Para a seleção das obras áudio-descritas, a curadoria- sob responsabilidade da gestora do Museu Beth da Matta e de Juliana Lins, Anderson Pinheiro e Alexsandra Leite – priorizou os seguintes critérios: artista/obra com relevância na história da arte nacional, focando na pernambucana; artista/obra reconhecido pelo mercado e pesquisas acadêmicas; modalidade artística de médio, pequeno e grande porte (nessa ordem de preferência de tamanho) tais quais desenho, pintura, gravura (xilo, serigrafia ou metal), fotografia, escultura, instalação; existência de vasto material confiável de pesquisa; importância pedagógica e clara leitura de imagem descritiva.

Os audiodescritores Andreza Nóbrega, Ernani Ribeiro, Laís Castro e Paulo Vieira e os arte educadores Anderson Pinheiro, Alexsandra Leite e Goretti Varella estudaram todas as obras e estearam seu trabalho entre a técnica da áudio-descrição e as devidas aplicações às obras museológicas, bem como leituras sobre cada obra e seus devidos autores.

A dinâmica de trabalho de áudio-descrição desenvolveu-se através de estudos e pesquisas individuais de artistas e obra; estudos coletivos; visitas ao acervo; elaboração de roteiro; discussão de roteiros; formatação e discussão dos fundamentos da áudio-descrição relacionados às obras produzidas; equalização dos procedimentos; revisão dos roteiros por um consultor; ajustes finais e gravação dos áudios.

Os conteúdos produzidos passam a integrar o acervo do museu e estão disponíveis no site www.acessibilidademamam.art.br, para atender ao público alvo do projeto, bem como o público em geral, pesquisadores de arte, estudantes e interessados no assunto.

Vídeo Museu Acessível

O vídeo Museu Acessível apresenta o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães durante visita de pessoas com deficiência visual e auditiva ao museu e suscita um debate sobre a acessibilidade cultural. Descortinam-se obras de Aloisio Magalhaes, Marcelo Silveira, Abelardo da Hora, Vicente do Rego Monteiro e Lourival Cuquinha, oferecendo uma experiência de arte para os visitantes e espectadores, com narração áudio-descrita e interpretação em LIBRAS.

Promover a acessibilidade, oferecendo um suporte narrativo para a leitura de obra de arte, é mais um passo de uma série de ações previstas no plano de atividades inclusivas do MAMAM. Os resultados do projeto darão suporte a atividades como oficinas de produção de artes para cegos e surdos e monitoria especializada, entre outras iniciativas de promoção do acesso e difusão do acervo do museu.

Com mais de 20 pessoas na equipe do projeto, o Acessibilidade MAMAM contou com a consultoria em áudio- descrição de Francisco Lima, do Grupo Imagens que falam, e de Milton Carvalho e com consultoria em LIBRAS de Carolina Longman e Ernani Ribeiro. A coordenação técnica do projeto é de Eli Maria e a coordenação Executiva de Clarisse Fraga.

Serviço
LANÇAMENTO DO SITE E VIDEO ACESSBILIDADE MAMAM
Dia 22 de Dezembro de 2015 , às 17 horas, Auditório do Museu
MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Rua da União, 88, Boa Vista, Recife-PE
VISITAÇÃO: de terça a sexta, das 12h às 18h, sábados e domingos, das 13h às 17h.
AGENDAMENTO: as visitas educativas são gratuitas. Agendamento de grupos e escolas pode ser feito através do (81) 3355.6870 ou pelo e-mail educativo@mamam.art.br.

Assessoria de imprensa
Mariana Lima

Um comentário em “Acessibilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s