Arte Para Todos

O projeto Arte para Todos, iniciativa da gerência de arte/educação do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM, tem como proposta oferecer mediações e realizar práticas artísticas – relativas a conceitos que permeiam as exposições vigentes do museu durante o período de um ano (a contar a partir de Agosto de 2011) – aos usuários atendidos pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura do Recife – IASC.

O projeto está iniciando nova fase a partir de Agosto de 2011, depois de concluir uma série de atividades com os usuários na primeira metade do ano. O foco estava voltado para uma apresentação e apropriação de referências do Acervo de obras do MAMAM, o qual foi utilizado em forma de reprodução para servir de mote em uma introdução ao exercício de desenhar. Através do desenho de paisagens e auto-retratos, foi estimulada a criatividade e desenvolvimento do potencial autônomo de cada participante. Nessa primeira parte do projeto, apenas uma das casas de atendimento do IASC foi atendida, a do Espaço Travessia/Bairro do Recife. A proposta para o segundo semestre é uma ampliação do projeto de modo que contemple um total de 4 casas em contínua parceria com o MAMAM.

Cada usuário do IASC participará quinzenalmente de uma atividade no MAMAM (mediação e/ou prática artística) em grupos de no máximo de 10 pessoas selecionadas conforme critérios estabelecidos pelos responsáveis de cada unidade do IASC. Os grupos de usuários serão acompanhados por um ou dois educadores sociais que virão com o grupo até o museu e também participarão de todas as atividades. A equipe contará também com a presença da educadora Rebeka Monita, representante do IASC, que através de participação direta com os grupos irá contribuir e assegurar a parceria MAMAM/IASC dentro do museu.

 O projeto busca aproximar o público específico do IASC do ambiente museal, de modo que eles possam ter uma vivência nesse espaço público e isso possa se desdobrar em um maior interesse pelo universo artístico, e consequentemente, uma frequência mais assídua a equipamentos propagadores de cultura como o museu, seja o MAMAM, seja qualquer outra instituição da nossa cidade.

Acesse as postagens sobre o projeto Arte Para Todos aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “Arte Para Todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s