Cine TOCA O TERROR esse sábado no MAMAM!

cartaz_cineclube_julho-2
CINECLUBE TOCA O TERROR DEBATE SOBRE PRODUÇÕES “FOUND FOOTAGE”
Bastante popular no cinema de horror contemporâneo, o chamado Found Footage é um gênero que se assemelha a uma narrativa documental com imagens geralmente em primeira pessoa com câmeras amadoras. A intenção de filmes neste estilo é passar a ideia ao espectador que o que ele está vendo é um material bruto, encontrado ao acaso e que contém cenas reais e chocantes.
Neste sábado (19) às 16h, o Cineclube Toca o Terror vai exibir uma destas produções em sua sessão mensal no auditório do MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães). O filme a ser apresentado ao público é “Infection” (EUA, 2005), do diretor Albert Pyun, que apresenta estranhos acontecimentos em uma região remota nos Estados Unidos, com imagens captadas em uma câmera acoplada no interior de um veículo.
Após a exibição do filme, o Cineclube promove um debate com Rodrigo Carreiro, jornalista e professor de cinema da UFPE, que em sua pesquisa de doutorado analisou o estilo Found Footage no cinema. Ao longo deste período, Rodrigo compilou em uma lista no IMDB mais de 350 filmes que seguem este formato.
Um dos filmes mais marcantes e que inaugurou o estilo foi o polêmico “Canibal Holocausto“, filme italiano de 1980 dirigido por Ruggero Deodato. No entanto, a popularização do gênero Found Footage se deu no final dos anos 90 com o lançamento de “A Bruxa de Blair“, que inspirou produções maiores e que vieram em seguida, a exemplo de “[rec]”, “Cloverfield” e “Atividade Paranormal“.
Além da exibição do filme e do debate, haverá o lançamento do livro “Cinemas de Horror”, que contém ainda um texto de Rodrigo Carreiro sobre as produções de Found Footage. O Cineclube Toca o Terror é um desdobramento do blog e podcast Toca o Terror, que comenta sobre publicações, filmes, seriados e HQs do gênero. Recém-aprovado pelo Funcultura Audiovisual, o Cineclube tem edições mensais com entrada gratuita ao público.
CINECLUBE TOCA O TERROR
Exibição de “Infection” (2005) e Debate com Rodrigo Carreiro
Data: Sábado – 19 de julho – 16h
Local: Auditório do MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Acesso pela Rua da União, N. 88- Boa Vista – Recife
Classificação Indicativa: 14 Anos
Entrada Gratuita
——————————–
 

Lista IMDB Found Footagehttp://www.imdb.com/list/tagV4JrrckY

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s