CONVITE “Olinda cerzida” Aprigio Fonseca Frederico Fonseca

convw

No dia 27 (quarta-feira) haverá a inauguração da mostra do vídeo “Olinda cerzida”, no Aquário Hélio Oiticica – localizado no pátio do MAMAM -. No auditório do museu, às 19h, os artistas Aprígio e Frederico, farão um bate-papo sobre o trabalho apresentado na mostra. Para saber mais acerca do projeto “Olinda cerzida” leia abaixo o texto dos artistas.

Em 2006, iniciamos uma série de intervenções em Olinda, “costuras” pontuais no manto roto da cidade. Nos granitos que formam os diques da praia do Carmo, pintamos arcos brancos sinalizadores que, mesmo de longe ou à noite, podiam ser vistos.
A escolha dos diques para o primeiro trabalho, ocorreu pela posição geográfica estratégica e também por termos acompanhado, na década de 60, sua construção e posterior alteração geográfica da praia, com o surgimento de um banco de areia na forma de arco. Daí termos optado por usar tal desenho nos blocos de granito.
O segundo trabalho (2007), foi o registro fotográfico da itinerância de um cubo por vários bairros. Com suas características geométricas, regulares e assépticas, essa escultura móvel contrastou com a arquitetura colonial das casas e igrejas, bem como com o ambiente informal e precário.
Com o subtítulo “Rua do sol”, no ano seguinte pintamos nas fachadas de algumas casas, sombras das portas, janelas e frisos. Tais sombras provocaram um clima metafísico, visto que, pintadas sobre um plano vertical (parede), transmitiram ao observador a sensação de estarem projetadas num plano transversal inexistente.
A caixa d’água da Sé foi o suporte escolhido para a intervenção em 2009. Edificação projetada em 1940 por Luiz Nunes, tornou-se um marco da arquitetura moderna em Pernambuco. Revestida nas faces frontal e posterior por cobogós (elementos vazados), resolvemos inserir nas aberturas, inúmeros saquinhos plásticos transparentes com água, sugerindo gotas, suor no corpo de concreto.
“Olinda cerzida” terá continuidade, sendo as futuras obras devidamente disponibilizadas neste espaço.

(Aprigio e Frederico)

Fonte: http://www.aprigioefrederico.com.br/

Abertura da mostra “Olinda cerzida”, Aprigio Fonseca Frederico Fonseca
Data: 27.01.2016
Hora: 19h
Rua da União, 88
Boa Vista, Recife-PE
Entrada gratuita
*Auditório com capacidade máxima para 50 pessoas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s