Arte Para Todos – Colagem e Auto-expressão

Nos dias 08 e 09 de Novembro de 2011, dando continuidade ao projeto Arte para Todos, o MAMAM recebeu trinta e seis crianças e adolescentes dos espaços de fixação do Instituto de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura do Recife –IASC. Esses espaços fazem parte da Rede de Proteção Especial de Média Complexidade do Instituto, que conta com três equipamentos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mas com vínculos familiar e escolar preservados.

Nesta segunda semana de novembro o MAMAM atendeu os usuários do Recanto Feliz, espaço localizado na comunidade do Coque, que atende residentes da RPA-1 e os usuários do Centro Integrado de Crianças e Adolescentes – CICA, que fica no Cordeiro e atende as comunidades localizadas na RPA-4.

As atividades, voltadas para o desenvolvimento da auto-expressão, foram divididas em três etapas e contou com a participação de oito educadores sociais do IASC e quatro educadores do MAMAM que se revezaram em dois turnos. No primeiro momento, os usuários do IASC participaram de um relaxamento, um trabalho de sensibilização do corpo que faz parte da rotina dos participantes do projeto. Em seguida todos tiveram a oportunidade de criar uma história a partir da frase, que lhes foi apresentada durante a atividade: “Quando acordou o dinossauro ainda estava lá”, do escritor mexicano Augusto Monterroso. A proposta do Educativo MAMAM era incitar a imaginação dos participantes. A terceira etapa foi a de produção. Os usuários e educadores sociais, a partir da frase apresentada e seus desdobramentos, criaram desenhos com o uso de revistas, cola e tesoura.

Os usuários do espaço CICA que participaram da atividade no MAMAM no dia 08/11, no turno da tarde, tiveram ainda um contato com o artista Daniel Santiago. O artista, presente na concentração para sua ação poética intitulada Palma na Rua da Palma que seria realizada no mesmo dia, foi o propositor da mostra Eflúvios Artificiais de Mulheres Abstratas (no MAMAM desde 14/09/11), conhecida por todos os participantes do projeto Arte para Todos.

Em Dezembro serão expostas no MAMAM os trabalhos das crianças, adolescentes, educadores sociais e educadores do museu produzidos durante as atividades do projeto Arte para Todos, encerrando o primeiro módulo dessa parceria entre o IASC e o MAMAM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s